terça-feira, 4 de março de 2014

Introdução ao Tarô I


A origem do tarô é um mistério, não se sabe exatamente onde, quando, como surgiu. Embora se saiba que ocultistas dos séculos XVIII e XIX situaram sua aparição no Egito ou China e que foram pelos ciganos que fizeram chegar o tarô para a Europa, porém não há evidência histórica que possa dar suporte a esta afirmação.

O baralho de tarô mais antigo que se conserva data o ano de ~1450 e foi encomendado a pintura pela família italiana Visconti-Sforza outro grande mistério é se foram criadas o conjunto (arcanos maiores e menores) ou separadamente, porém o que se sabe é que naquela época as 78 cartas de tarô serviam para jogar um jogo qualquer e popular como é utilizada hoje as cartas de poker.  Há muitas outras especulações, deixaremos isto para um outro post.

Cartas do Tarot Visconti Sforza
Entre os mais antigos exemplares, encontra-se o célebre jogo pintado 
para a família Visconti-Sforza, de Milão, que pode datar dos anos 1430-50.

Um baralho tradicional de Tarô se compõe de 78 cartas divididas nas seguintes categorias:

56 Arcanos menores + 22 Arcanos Maiores

A palavra arcano vem do latim "arcanum" que significa secreto, mistério.


ARCANOS MENORES

Os arcanos menores são 56 cartas divididas em quatro grupos de 14 cartas, estas cartas vão de Ás a 10, mais quatro personagens da corte que pode ser Cavaleiro, Valete (ou Pajem), Rei e Rainha (ou dama), dependendo do baralho estes personagens podem mudar, ou ser substituídos, por exemplo, Rainha por princesa, ou algum animal, deus... por exemplo. Isso acontece sem mudar o significado do arcano, para saber mais leia este post aqui. Os arcanos menores representam as situações da vida diária, estes arcanos são sobrevividos hoje em nossos dias pelos jogos de mesa, poker e etc. Apegados a imagens que vem do baralho espanhol que tem uma larga tradição também como instrumento de adivinhação.

Os quatro grupos em que se dividem os arcanos menores correspondem aos quatro elementos: fogo, terra, ar e água. Estes são representação das forças ou energias constitutivas do universo: são atributos em pé de igualdade, tal como os quatro pilares do Trono de Deus;

Símbolo do naipe de Paus no baralho comum.
Fogo - Paus: Representa a energia criativa, força, impulso, a paixão, o trabalho, sexo, e pode ser compreendida como as emoções intensas, e algumas vezes fora de controle. Ânimo, progresso, energia.
É bastante relacionado também com o bastão mágico, comando, dominação, ou então ao falo, pai, poder gerador masculino, O Rei.


O símbolo do naipe de Ouros no baralho comum.Terra - Ouros: Também chamado de pentáculo. Representa os recursos e bens materiais, com o que contamos, incluindo assim o nosso corpo e saúde. Representa também a concretização, manifestação, realização, apoio da vontade, resultado da ação espiritual, esforço, estudo, inteligência, e etc. Um pentáculo não é o mesmo que estrela de cinco pontas associada comumente a ritos satânicos (igualmente de forma errada), a diferença é que o pentáculo tem a forma de uma pessoa parada com os braços estendidos, isto significa "consciência/espírito sobre o corpo".  A quinta ponta, que é o pico, representa o material sobre os instintos espirituais ou a consciência em cima do material.

O símbolo de espadas no baralho comum.Ar - Espadas: Representa o pensamento, inteligência, trocas e a comunicação, se diz que é uma das cartas mais cruéis dentre os arcanos, por que também se relaciona com os problemas que se apresentam mais frequentemente em situações de crise estas cartas aparecem bem distribuídas e de maneira uniforme entre as outras cartas.

O símbolo do naipe de Copas no baralho comum.Água - Copas: São os sentimentos, intuição e todo aquilo que nos compete emocionalmente, como o amor, a amizade, os prazeres simples da vida. São ligadas a receptividade feminina, ânfora divinatória, a mãe, místico, romântico e etc. Em resumo, nos reporta ao nosso campo mental, ao afetivo.


Dependendo do baralho e da tradição, é possível que alguma interferência ocorra, e as cartas de paus e espadas podem estar interlaçadas, porém não se preocupem agora. Lembrando que isto é apenas uma introdução. Com o tempo e estudo, há de saber as peculiaridades de cada baralho.

O Louco no Tarô Rider-Waite-Smith 





Nenhum comentário:

Postar um comentário

MUITO OBRIGADO POR COMENTAR!

VOLTE SEMPRE!!

PAZ E LUZ MEU AMIGO!!