sexta-feira, 7 de março de 2014

Arcanos Maiores: O Louco (Tarô de Marselha)

Na carta do ‘Louco’ aparece um homem que caminha sem rumo, avançando pelo caminho da vida. Leva um chapéu amarelo terminado com uma bola vermelha que se assemelha os que eram utilizados pelo bobo da corte. Passa quase que desapercebido, nada o preocupa. Não leva consigo quase nada, exceto um pequeno pacote, amarrado num bastão, são essas as suas experiências. Olha para cima e para o futuro sem nenhuma problema e/ou preocupação, e sobretudo, sem medo do que pode se deparar.

Alguns interpretam que ele só decide o seu caminho, o que vai seguir, quando se esta seguro de si mesmo. Outros dizem que a sua inconsciência é que faz disto o seu caminho totalmente indiferente.

Para o louco a vida é uma aventura. O louco se desafia a explorar novos terrenos, passando assim pela ação, a busca a sua verdade e viver a vida como uma aventura. O Louco é a potencia em si, cheio de energia e enérgico ele caminha despreocupado. Necessitamos fazer coisas novas e nossa vida, passar por entre as fronteiras, ou simplesmente esquecer-se delas.

Observamos que sua calça está rasgada, certamente foi o cão que o rasgou. Eis um dos mistérios desse maravilhoso arcano, o cão: É este o seu cão? O cão quer manter o louco para ele não sair, ou, pelo contrário procura assustá-lo? Seria pouco isto, e procurou rasgar as suas calças para afastá-lo?

O louco é uma figura inovadora e geniosa. Desafia o convencional e sugere alternativas. Frequentemente sobre perseguições, por aqueles que temem as suas mudanças, ou o que ela representa.

"El loco" incide que devemos fomentar nossa individualidade. Detesta quem o ordene, e tudo o que lhe representa autoridade.

No Tarô de Marselha o Louco se corresponde sem número ou com o número 0, a potência infinita. O "sem número" carrega em si a potência de muitos números. 0 ou 22?  Representa o todo e o nada. É o caos primordial lá antes mesmo da manifestação física. É muito usual que esta figura represente o consulente. Os arcanos maiores representam o caminho que a alma percorre nesta vida, um caminho de conhecimento e perfeição. O Louco simboliza o inicio desta viagem. Creia em seu futuro e no momento presente, não em um momento passado ou devaneios do futuro. Passado e futuro é uma carga desnecessária. Viaja leve, carregando em sua mochila somente o necessário: o presente.


O louco nos ensina que a simplicidade é a chave para a vida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

MUITO OBRIGADO POR COMENTAR!

VOLTE SEMPRE!!

PAZ E LUZ MEU AMIGO!!