quarta-feira, 5 de fevereiro de 2014

O que é Astrum Argentum? O que é Thelema? Algumas Considerações!

Faze o que tu queres, há de ser tudo da lei


n_a (300×460)
São muitos poucos Thelemitas que já questionaram sobre o que vem a ser Astrum Argentum e sobre o que vem a ser Thelema.

Com relação a Astrum Argentum (ou A.'.A.'.) pode-se dizer que existem duas Astruns Argentuns; uma fundada por Crowley em 1907 e uma outra Astrum Argentum que sempre existiu e que possui diversos nomes (Grande Fraternidade Branca, Ordem de Melquisedec e etc.). Se formos analisar a estrutura de graus da A.'.A.'. de Crowley veremos que é a mesma da Golden Dawn sendo que ambas as ordens estão sub-divididas em três ordens: 1ª ordem, 2ª ordem e 3ª ordem. A 3ª ordem tanto da A.'.A.'. de Crowley como da Golden Dawn possui os graus de Magister Templi, Magus e Ipsissimus. A 3ª ordem da Golden Dawn se chamava (e ainda se chama) Astri Argentei. Crowley ao criar a sua ordem apenas flexionou o nome e ficou Astrum Argentum. Além da Golden Dawn e da A.'.A.'. de Crowley existem outras ordens que seguem um sistema de graus idêntico, ou seja, baseado nos 10 sephirots da cabala e em todas estas ordens existe a 3ª ordem com os graus de Magister Templi, Magus e Ipsissimus.
Com raciocínio e bom senso chegaremos a conclusão de que a A.'.A.'. propriamente dita se encontra em um plano espiritual muito elevado correspondente aos Sephirots Kether, Chokmah e Binah da Cabala e que o sistema fundado por Crowley em 1907 é apenas um sistema, dentre vários outros, para se chegar a verdadeira Astrum Argentum (ou Astri Argentei ou Astron Argon se assim preferir). A A.'.A.'. cósmica é o elo de convergência de todas as ordens iniciáticas autênticas sejam elas Thelemitas, Rosacrucianas, Gnósticas, Martinistas ou de qualquer outra tradição autêntica. Toda pessoa que tenha atingido um elevado grau de iniciação passa a fazer parte da A.'.A.'. Cósmica independente da Tradição Iniciática que tenha trilhado até então.

Arnold Krumm-Heller, fundador da FRA, afirma que foi iniciado na A.'.A.'. Mas muitos Thelemitas afirmam que tal afirmação é falsa enquanto que outros afirmam que é verdadeira. É bem provável que Krumm-Heller de fato não tenha sido iniciado na A.'.A.'. de Crowley visto que não existe nenhum documento que prove isto mas é bem possível que tenha sido iniciado na Ordem cósmica visto que existem vários sistemas de iniciação que culminam nos graus de Magister Templi, Magus e Ipsissimus. Krumm-Heller pode muito bem ter sido admitido na A.'.A.'. por outras vias que não as traçadas por Crowley e, portanto, isto lhe dava o direito de afirmar em seu livro "Logos, Mantra e Magia" de que atingiu o último grau da A.'.A.'. pois isto depende de que como é analisada esta questão.


Com relação a Thelema muitos Thelemitas (infelizmente mal-informados) afirmam que foi Crowley quem fundou Thelema e isto é ridículo! Podemos afirmar que Crowley trouxe Thelema ao público. O fato de o Liber al vel Legis ter sido revelado a Crowley por uma entidade espiritual chamada Aiwass já prova que Thelema já existia bem antes de Crowley. Também temos que levar em consideração que Thelema não se resume na pessoa de Aleister Crowley e, inclusive, existem algumas ordens iniciáticas que ensinam Thelema desvinculada da pessoa de Crowley como é o caso de uma Ordem Iniciática Grega chamada Threskia.

Amor é a lei, amor sob vontade

Olho de Hórus

Nenhum comentário:

Postar um comentário

MUITO OBRIGADO POR COMENTAR!

VOLTE SEMPRE!!

PAZ E LUZ MEU AMIGO!!