quarta-feira, 26 de fevereiro de 2014

A Reencarnação e os Planos Sutis

Temos aqui um trecho que poderia ser interessante para discutirmos. Ele é referente à Reencarnação e sua ligação com os planos sutis, e foi retirado do Livro dos Farrar – A Bíblia das Bruxas (p. 161 – XII - Reencarnación – da versão em espanhol – Tradução – Baco Liber).

(...)A teoria da reencarnação sustenta, brevemente, que cada alma ou essência humana individual é reencarnada novamente e novamente, numa série de encarnações corpóreas nesta terra, aprendendo suas lições e enfrentando as conseqüências de suas ações, até que esteja suficientemente avançada para progredir ao próximo estágio (qualquer que este possa ser). A formulação real da teoria está intimamente ligada com a Teoria dos Níveis, uma vez que ela envolve a estratificação da entidade humana em seus planos componentes, que correspondem àqueles do Cosmos como um todo.
Estes planos são interpretados de vários modos, conforme a escola de pensamento oculto que é seguida. Porem a tabela com estes planos apresentados a seguir, pode ser oportuna como um padrão aceito em geral. A numeração e definições são aqueles usados porDion Fortune em A Filosofia Esotérica do Amor e Casamento, (págs. 17-19 – original Inglês), e A Doutrina Cósmica, (pág. 96- original Inglês). Ela não lista o Etérico como um plano separado, mas isso é puramente um caso de nomenclatura; muitos outros escritores (e mesmo a própria Dion Fortune em outra parte) falam muitas vezes sobre o Plano Etérico, e é razoável fazê-lo, porque isso é de grande importância prática no trabalho psíquico. Esta é, por exemplo, a substância da faixa mais interna da aura humana como percebida pelos sensitivos, e há razões para crer que esta é responsável pelos fenômenos registrados através da fotografia Kirlian.
Os sete (ou oito, se incluído o [1] Etérico) níveis ou ‘corpos’ de uma entidade humana estão divididos em dois grupos, geralmente chamados de a Individualidade e a Personalidade.  A Individualidade (Espiritual Superior, Espiritual Inferior e Mental Superior) é a parte imortal, que sobrevive de encarnação em encarnação. A Personalidade (Mental Inferior, Astral Superior, Astral Inferior, Etérico e Físico) é a parte transitória, construída durante uma única encarnação e descartada quando esta termina.

[1]Notas dos Tradutor – Creio que neste os Farrar podem estar se referindo ao chamado Plano das Forças, ou Plano Elemental que está exatamente entre o Astral e o Físico).

A Individualidade é bissexual [2]– o que não significa assexuada, porém significa que ela contém as essências criativas masculina e feminina, em equilíbrio dinâmico. A Personalidade, por outro lado, é ou masculina ou feminina; cada um de nós tem que experimentar as encarnações tanto masculina quanto feminina, aprendendo as lições de cada polaridade, de forma que o equilíbrio dinâmico da Individualidade possa se tornar totalmente desenvolvida.

[2]Notas do Tradutor - O que acham desta afirmação?

O conceito é perfeitamente expresso no símbolo chinês do Yin-Yang. A parte branca representa o aspecto Yang masculino, positivo, claro, fertilizante e pode ser tomado como um símbolo da Personalidade em uma encarnação masculina; será notado que ela contém a semente (o ponto negro) de seu oposto complementar, o aspecto Yin. A parte negra representa o aspecto Yin feminino, receptivo, escuro, formativo e pode ser tomado como um símbolo da Personalidade em uma encarnação feminina; será notado que ele também contém a semente (o ponto branco) de seu complementar oposto,  o aspecto Yang. O símbolo Yin-Yang completo representa a Individualidade imortal, com ambos os aspectos em perfeito equilíbrio.

OS NÍVEIS COMPONENTES DE UM SER HUMANO


  • Sétimo Plano - ESPIRITUAL SUPERIOR
Espírito Puro ou Abstrato. A ‘Centelha Divina’. Substância e energia diretas do Grande Imanifesto.
Símbolo astrológico: o Sol.

  • Sexto Plano - ESPIRITUAL INFERIOR
Espírito Concreto.
Símbolo astrológico: Júpiter.

  • Quinto Plano - MENTAL SUPERIOR
Mente Abstrata. Qualidades diferenciadas por Tipos.
Símbolo astrológico:   Mercúrio.

  • Quarto Plano - MENTAL INFERIOR
Mente Concreta. Definição, forma, memória.
Símbolo astrológico: Saturno.

Todos estes acima citados estão contidos dentro da chama da ‘A INDIVIDUALIDADE’ que é a Unidade de Evolução. Imortal ao longo de todas as encarnações

  • Terceiro Plano - ASTRAL SUPERIOR
Emoções Abstratas. Atração, desejo por união.
Símbolo astrológico: Vênus.

  • Segundo Plano - ASTRAL INFERIOR
Instintos e Paixões. Desejo de atrair ou possuir.
Símbolo astrológico: Marte.

·        ETÉRICO - A tênue teia de energia de quase-matéria que liga o Físico com os planos mais sutis e o mantém no ser.
Símbolo astrológico: a Lua.

  • Primeiro Plano - FÍSICO
Matéria Densa, o corpo material. Símbolo astrológico: a Terra.

Todos estes acima citados estão contidos dentro da chama da ‘A PERSONALIDADE’, que é a Unidade de Encarnação. Dura por apenas uma encarnação; cada encarnação constrói uma nova Personalidade.

Outro símbolo que representa o processo em seu sentido serial é o colar âmbar e azeviche da Suma Sacerdotisa Wicana que é o círculo do renascimento – as contas âmbar (solar) representando encarnações masculinas, e as contas negras (lunar) representando as encarnações femininas. (Embora tais vidas não necessariamente tenham que se alternar).

Contudo, a formulação ‘masculino-positivo, feminino-negativo’ está super simplificada – e aqui novamente os níveis se apresentam dentro desta. O masculino tende a ser positivo nos planos físico e mental, e negativo no astral e espiritual; ao passo que o feminino tende a ser positivo nos planos astral e espiritual, e negativo nos planos físico e mental.  Ou, talvez seria melhor dizer ‘ativo-fertilizante’ ao invés de ‘positivo’ e ‘receptivo-formativo’ ao invés de ‘negativo’, em cada caso. Este padrão cruzado de funções entre masculino e feminino é um dos significados do símbolo do caduceu com as serpentes entrelaçadas em volta de um bastão ereto; é interessante que ele é o emblema de Hermes/Mercúrio, o mais bissexual dos deuses Clássicos, cujo símbolo astrológico é por si uma combinação dos símbolos masculino e feminino.

Um exemplo familiar desta alternância de polaridades com os diferentes planos é aquele da mulher-Musa e o homem-artista. Beatriz fertiliza Dante, e Dante dá nascimento ao resultado;  um paralelo exato à impregnação de um homem por uma mulher no plano físico. Como Wilfred  diz em A Sacerdotisa do Mar de Dion Fortune: ‘Então eu percebi porque deve haver sacerdotisa tanto quanto sacerdote; pois existe um dinamismo em uma mulher que fecunda a natureza emocional de um homem tão seguramente quanto ele fecunda o corpo físico dela; isto era uma coisa esquecida pela civilização moderna que estereotipa e convenciona todas as coisas e se esquece da Lua. Nossa Senhora do Fluxo e Refluxo’.

Mas retornemos ao que pode ser chamado de a mecânica da reencarnação. Na ocasião da morte física, a primeira das ‘conchas externas’ é solta: o corpo físico. O corpo etérico se desintegra, quebrando o elo vital entre o corpo físico e os corpos astral, mental e espiritual. Desligado dos principais, por assim dizer, o corpo físico não é mais uma parte da entidade total e começa à decair.
O foco da consciência se torna, em primeiro lugar, o corpo astral. Por este período de tempo, se está em um estado contínuo equivalente à projeção astral.
A taxa de retirada para cima dos planos depende de cada pessoa. Alguns (particularmente aqueles com as obsessões mais grosseiras, tal como alcoolismo e uma libido sexual doentia) resistem ao processo, ou levando um longo tempo para compreender que estão fisicamente mortos, ou se recusando à aceitar o fato como tal; esta é a explicação para muitas ‘assombrações’ ou sensações de vampirismo psíquico sentidas pelos ainda encarnados. Um exorcismo eficaz, por um sensitivo experiente que sabe o que ele ou ela está fazendo, é muitas vezes um caso de confrontar a entidade astral e persuadi-la da necessidade de uma retirada normal.


Por
Arida e Baco

Nenhum comentário:

Postar um comentário

MUITO OBRIGADO POR COMENTAR!

VOLTE SEMPRE!!

PAZ E LUZ MEU AMIGO!!