quarta-feira, 4 de junho de 2014

Oniwa funfun - Provérbios Yoruba e do conceito de verdade e outros (II)


4. IGI FII-NLA NLA LU agosto
É preciso uma grande vara de jogar um grande sino.

Comentário: Ao longo dos sinos usados cerimônias Orisa com tambores e chocalhos como invocação instrumentos. O som do sino é considerado uma forma eficaz de atrair a atenção dos que habitam Orisa na água e no ar. A imagem de usar uma vara grande para tocar um sino é uma referência à necessidade de dedicar a devida atenção para uma determinada tarefa.

Se você precisa de um grande sino para atrair a atenção de um Orisa distante não faria sentido tocar a campainha com uma vara pequena que produz um som fraco. Da mesma forma, não faz sentido ter um problema e deixar o problema permanecerá sem solução devido à inexistência de pedido de assistência adequada. Dizer que é preciso um grande pau para jogar um grande sino é sugerir que não há problema em falar alto e claro sobre assuntos de real importância.

A nível comunitário, a cultura Yoruba não incentiva a idéia de "sofrer em silêncio". Há uma forte tendência entre os membros de uma família para cuidar Yorùbá cada uma das necessidades dos outros, especialmente em tempos de crise. O provérbio está reforçando a idéia de que não há necessidade de sofrer um problema até o fim, simplesmente porque ninguém sabe sobre isso.

Quando visitei a Nigéria, pela primeira vez, fiquei impressionado com a maneira muito formal e elaborada na qual os membros da comunidade se tratavam. Toda manhã, quando saí da casa onde eu estava hospedado, foi recebido com o seguinte discurso: ". Bom dia Como você se sente Você dormiu bem pequeno-almoço bem Será que sua família está bem de saúde??". No começo eu achava que isso era apenas uma conversa educada. Levei algum tempo para perceber que essas perguntas foram feitas ritualizada preocupação e intenção. Se qualquer uma dessas perguntas foi respondida negativamente, os esforços seriam feitos para encontrar uma solução. As saudações são usados como um método eficaz de estabelecer uma rede de comunicação dentro da cidade. O sistema funcionou porque esperava-se que as perguntas foram respondidas de forma aberta e honestamente, como uma forma de expressar a real necessidade que possa surgir.

Um dia, quando eu estava andando pela Ode Remo, tive uma dor de estômago e começou a tossir. No momento em que cheguei ao lugar onde eu estava hospedado, alguém da vizinhança haviam deixado uma caixa de bicarbonato de sódio na casa. A mensagem no meu estado tinha, literalmente, chegar em casa antes de mim.

Existe também aqui uma indicação da importância da força da palavra. Como um aspecto da utilização eficaz de rituais, Ifa Orisa ensina que respondem à força da palavra. Tenho notado que o uso da oração na Orisa Ocidental cerimônias às vezes é tímido e não tem intenção clara. Às vezes eu ouvi devotos ocidentais recitar as orações tradicionais Orisa sem uma compreensão do seu conteúdo. Na África, as orações são Orisa disse em voz alta muitas vezes expressa fortemente, com a intenção clara e voz claramente projetada. Isso significa que tanto a mente e as emoções estão orientados para a demonstração do efeito da oração.

Uma vez que ORISA testemunhou uma cerimónia que teve lugar no interior de uma tenda. O dia foi extremamente windy eo vento estava balançando a tela, o que torna muito difícil ouvir o que estava sendo dito. O babalaô que conduziu o ritual tirou a cabeça e começou a gritar para o céu. Acabado, o vento parou e não começar de novo depois que foram feitas. Eu perguntei o que ele tinha feito babalaô para fazer o vento parou de soprar. Ele disse que se alguém fala com a intenção adequada, o Orisa responder. Eu estava usando uma vara grande para tocar um grande sino.


5. ATLANTIC atuns e W'ÒSÌ W'Ò L'Owo FI M'MÓ Saka.
A mão direita não pode lavar sem o auxílio da mão esquerda.

Comentário: Esta é uma expressão popular vem diretamente do iorubá escrita Ifá. É uma clara referência ao apoio espiritual em todos os aspectos de crescimento e transformação espiritual. Uma variação deste tema é a expressão, "Uma única árvore não pode fazer uma floresta."

A adoração Orisa está enraizada na idéia de que cada pessoa tem um destino pré-determinado e que, no processo de viver em harmonia com a Orisa, o conteúdo deste destino é revelado. De acordo com Ifá, o processo de descoberta de destino individual está ligada ao processo de descobrir a comunidade de destino, o qual está ligado ao processo de descobrir o destino nacional, o que é um aspecto da determinação do destino global. Esta é uma verdade tão óbvia entre os maiores de Ifá com quem falei, que na mente deles exigido muito pouca explicação.

No dia em que a minha iniciação em Ifa foi concluída, houve uma grande festa na comunidade. Houve um fluxo de visitantes que vieram para expressar sua alegria e gratidão para os meus esforços para encontrar meu próprio destino. Eu estava profundamente comovido com a sinceridade de seus parabéns, e foi muito claro que eles pensaram que os meus esforços tiveram um impacto direto sobre a qualidade de suas próprias vidas.

Em algumas comunidades ocidentais Orisa, tenho notado um sentimento coletivo de inveja direcionada para aqueles que experimentam qualquer tipo de sucesso em suas vidas. A inveja como a emoção vai contra o conceito de Ifá para desenvolver um bom caráter. Para dizer que da comunidade.

Compreender totalmente este provérbio requer uma apreciação da crença de Ifá que a melhoria da qualidade de vida à custa dos outros não é qualquer melhora.


6. VOCÊ GANHOU POR Awon OTA KO FA Yio SÒHÙN VOCÊ IBÈRÙ OTA.
Aqueles que vencer o inimigo dentro não tem nada a temer do inimigo sem.

Comentário: Aqueles que adoram os Orisa estão empenhados em encontrar uma maior consciência de si e do mundo. Ifá ensina que esse caminho está enraizado no processo de superação do medo. Aqueles que vivem no medo perpetuar esse medo, em vez de descobrir o destino. Ifa, como a maioria das tradições espirituais ensinam que o medo é superado pela coragem. Não há maneira fácil de acessar a coragem ea cada confronto com o medo implica em ação, apesar do medo.

Ifa reconhece que uma das maneiras mais fáceis de evitar o medo é sufocante. Por exemplo, se alguém está com medo do fracasso, enquanto procura um emprego, argumentando que o medo pode negar que não há empregos disponíveis. Os psicólogos chamam esse mecanismo de "deslocamento". Um elemento-chave em viver em harmonia com a Orisa é a capacidade de identificar, apoiar e transformar esses medos internos que impedem a ação. Este provérbio é muito claro em afirmar que uma vez que os medos internos são superadas. Esses medos que ocorrem no mundo exterior tornam-se insignificantes.

Um dos rituais usados para desafiar o medo é a invocação do Santo Guerreiro Ogum. A invocação é seguido por um pedido de obstáculos apuramento Ogun que estão no caminho para o fortalecimento do destino pessoal. Quanto mais velho eu sabia que Ògún reverenciado na África, eram muito claro que muitas pessoas que tomam este pedido para Ògún ficam surpresos ao descobrir que os obstáculos que elas enfrentam são internos e não externos. Em termos literais obstrução é imaginária e não real. De acordo com os escritos de Ifá, os obstáculos criados demônios imaginárias chamadas autoinvocados elénìní. Os demônios imaginários são difíceis de desfazer, porque eles permanecem ainda desconhecidos, sempre mudando de forma pouco antes da verdadeira transformação pode ocorrer.

Eu acho que para um monte de pessoas que disseram que queriam ser bem sucedidos em suas carreiras, mas nunca parecia fazer progressos sérios. Muitas vezes tinha desculpas incontáveis para a sua situação, geralmente focada em exemplos reais de tratamento injusto. Quando a adivinhação indica que o problema principal é o medo do sucesso, a mensagem pode ser muito difícil de aceitar. Na minha experiência, os que aceitam e os que não progridem, não.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

MUITO OBRIGADO POR COMENTAR!

VOLTE SEMPRE!!

PAZ E LUZ MEU AMIGO!!