sexta-feira, 9 de maio de 2014

Introdução aos Mudras


A palavra Mudra significa "gesto". Os mudras, assim então, são gestos corporais que são utilizados especialmente em Hatha Yoga, mas não só, são utilizados também em outras escolas  que utilizam a meditação como método. 

Estes gestos são muito importante por que nos permite canalizar adequamente a energia através de nosso corpo assim como facilitar a consecução de numerosos objetivos como a elevação espiritual, a sanação física e a sanação emocional. 

Sua origem não é muito clara, embora seja conhecido no mundo ocidental graças aos orientais que nos trás logo em pensamento, como consequência, uma introdução a respeito de suas doutrinas e ideologias. Se alguém, por exemplo, repete com frequência e com convencimento (fé) os gestos próprios para a intrepidez, coragem, etc,  presente a meio de uma representação das divindades indianas, com o tempo será livre de seu medo. Portanto, os mudras estimulam determinados âmbitos de nosso cérebro e de nossa alma e exercem sobre eles uma certa influência e que eles correspondem.

Há vários mudras, muito complexos que implica todo o corpo, porém também há  mudras muito simples e igualmente poderosos que somente requerem a nossas mãos e meditação para alcançar nossos objetivos. Para praticar estes mudras não é necessário grande habilidade, mas bastante prática, especialmente com aqueles que são demasiados complicados. Os dedos que vão se unindo entre si de maneiras muito diversas  e com pressões muito diversas aonde as vezes é necessário um leve toque e outras que necessitam de uma grande pressão.

No Hatta-Yoga se conhecem 25 mudras, entre os quais se contam também as posições (asanas) e claves (bandhas) do olhos e do corpo. É no Yoga Kundalini aonde se praticam e discutem sobre todos os mudras das mãos e ao mesmo tempo posturas corporais para reforçar o seu efeito. E o Yoga Kundalini afirma, neste contexto, que cada zona da mão se atribui a uma zona reflexa da parte do corpo e do cérebro. Neste sentido, as mão podem contemplar-se como um espelho de nosso corpo e de nossa mente.

Devido as diferentes qualidade de cada um deles, é recomendável utilizar-los durante um tempo determinado que pode ser de 3 a 45 minutos, geralmente é conveniente realizar uma vez ao dia no minimo. É importante ter em mente o caso de utilizar para a sanação física, e que este também não faz milagres. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

MUITO OBRIGADO POR COMENTAR!

VOLTE SEMPRE!!

PAZ E LUZ MEU AMIGO!!